terça-feira, 9 de outubro de 2012

Estudando os fósseis




Quando os pesquisadores olham para uma camada de rocha, eles olham para todos os fósseis contidos lá, determinando quais as  espécies que viviam no mesmo período. Ao olhar para as camadas de rochas vizinhas, os pesquisadores podem eventualmente determinar como a vida se desenvolveu durante os biliões de anos da história da Terra. Todas essas descobertas ajudam a criar o registo fóssil: a coleção total de todos os fósseis conhecidos na Terra.




O professor Fernando Novas demonstra sua teoria de que os pássaros são descendentes diretos dos dinossauros durante uma conferência de imprensa na NationalGeographicSociety, em Washington, D.C.





Esses relacionamentos podem dar aos cientistas muitas pistas sobre como a vida mudou com o tempo. Aqui estão alguns exemplos:

_
um súbito aumento no número de algas fossilizadas pode estar relacionado a uma mudança no clima e nas fontes de alimento disponíveis;
- pólen fossilizado pode revelar os tipos de árvores e outras plantas que cresciam durante períodos específicos, mesmo se as próprias plantas não foram fossilizadas;
- diferenças nos tamanhos dos anéis em madeira petrificada podem corresponder a mudanças no clima.

1 comentário:

  1. Os geólogos ao observarem os fósseis conseguem recuar no tempo e deduzir as condições ambientais ,tanto físicas como químicas,que terão estado na sua origem.Com isto podemos saber a história da Terra.

    ResponderEliminar